Aquecimento de óleo usado em transformadores

Neste artigo vamos considerar os casos em que o aquecimento de óleo destinado à operação em transformadores de potência é utilizado e vamos falar sobre as características do equipamento que fornece o processo de aquecimento.

Em que casos é necessário aquecer o óleo do transformador

A primeira aplicação do aquecimento resulta da propriedade de alterar a viscosidade do óleo quando a temperatura ambiente flutua. Quanto maior a temperatura do óleo, menor a sua viscosidade e vice-versa. Portanto, em temperaturas ambientes mais baixas, pode ser difícil bombear óleo. O calor permite que o óleo se torne normal restaurando sua viscosidade. A viscosidade também afeta os processos de transferência de calor durante a circulação natural e forçada de óleo em transformadores..

Aquecimento de óleo é utilizado para o seu processamento em unidades  de desgaseificação, secagem e regeneração, a fim de acelerar os processos. Para remover a umidade, a diferença entre os pontos de ebulição da água e do óleo é usada. Como o ponto de ebulição da água é menor, o aquecimento permite que a água evapore até que o óleo ferve.

Sistemas de aquecimento de  óleo usam-se ao lavar a parte interna do transformador. Depois de drenar o óleo antigo do transformador, permanece sempre uma certa quantidade de poluição. A lavagem com óleo quente é usada para removê-los. Sob a influência da temperatura e vazão, as impurezas são lavadas das superfícies internas e removidas do transformador, após isso  pode-se colocar óleo novo no transformador .

Equipamento GlobeCore usado para  aquecer óleo de transformador

Em unidades do tipo de PPM, o aquecimento é a principal função. Estas unidades operam com base em aquecedores de fita, que possuem as seguintes vantagens:

  • tamanho pequeno, para que o sistema de aquecimento se torne compacto e possa ser facilmente transportado para o local de operação;
  • baixa capacidade de calor;
  • inexistência de sobreaquecimento grave do óleo;
  • facilidade de manutenção e operação.

Aquecimento de óleo também usado em unidades do tipo CMM. Aqui, junto com o efeito do vácuo, remove a água e os gases. Este tipo de instalação é equipado com blocos de filtro para a extração de impurezas mecânicas do óleo.

Nas unidades CMM-R, o aquecimento de óleo é parte de uma tecnologia integrada de regeneração. Além disso, a unidade realiza o bombeamento de óleo através de filtros, aplicando vácuo e passando através da camada de um adsorvente especial. Na última operação, vamos parar em mais detalhes. Se a filtragem e o tratamento térmico a vácuo puderem remover impurezas mecânicas, água e gases do óleo do transformador, eles não poderão lidar com os produtos do envelhecimento e da oxidação. E sem a remoção desses produtos, uma restauração completa das propriedades do óleo é impossível. É por isso que o óleo é passado através de colunas preenchidas com um adsorvente, que possui uma estrutura microporosa. Com a passagem do óleo do transformador através do adsorvente, os produtos envelhecidos são retidos nos grânulos. Acontece mudanças no óleo e restauração de suas propriedades operacionais. Como resultado da regeneração, o óleo pode ser reutilizado para remover calor e isolar   transformadores de potência.

Assim, o aquecimento é um componente importante do processo de limpeza e regeneração de óleos de transformadores. Pode ser realizado com a ajuda de um sistema de aquecimento separado (instalação do PPM) e diretamente em unidades de processamento de óleo que já estão equipadas com um aquecedor.

Error: Contact form not found.

Recuperación de Aceites
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.